quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
Às mulheres da minha vida
Os homens da minha vida que me perdoem, mas este post é dedicado para as mulheres que fazem ou já fizeram parte da minha vida de alguma forma. Já faz algum tempo que estou com essa ideia de post na minha cabeça, mas ainda não tinha conseguido colocar em palavras o turbilhão de sentimentos que vem a minha mente quando penso nas diversas mulheres que, de alguma forma, contribuíram para a mulher que eu mesma me tornei. Eu nasci em uma casa onde as mulheres são maioria e, ao mesmo tempo em que são mulheres fortes, também são mulheres extremamente sensíveis. Minha mãe é uma mulher incrível que cresceu sem ter uma figura materna ao seu lado e que aprendeu a ser mãe acreditando apenas nos próprios instintos. Infelizmente, minha avó nos deixou muito cedo e minha mãe não pôde contar com este espelho. Porém, isso não impediu que ela se tornasse um verdadeiro exemplo de mãe e avó! Por outro lado, minhas irmãs e eu tivemos a felicidade de crescer e amadurecer ao lado de uma mulher batalhadora, sensível e generosa. Com o passar do tempo, a nossa família foi aumentando e novas mulheres chegaram e se juntaram a nós. Apesar de ainda serem crianças ou adolescentes, tenho certeza que elas também serão mulheres fortes e amorosas, pois tem a oportunidade de crescer ao lado de mulheres assim. Ao longo da minha vida eu encontrei muitas mulheres únicas e maravilhosas! Sejam elas ou amigas ou primas ou professoras ou colegas de trabalho ou alunas ou minhas médicas ou amigas das amigas ou amigas das minhas irmãs ou amigas da minha mãe... cada uma tem o seu brilho próprio e cada uma é capaz de despertar no meu coração um forte sentimento de carinho e, muitas vezes, um grande sentimento de gratidão e admiração! Por isso, hoje eu agradeço a todas vocês pela força, pelas orações, pelas gargalhadas, pelas lágrimas, pelas mensagens, pelos abraços e por todos os ensinamentos! Mas, além de todas essas mulheres, existe uma outra que também é muito especial e que me acompanha onde quer que eu vá e que está sempre pronta para curtir os bons momentos comigo ou me apoiar nos momentos difíceis, basta eu procurar... Essa mulher tão especial chama-se Bernadette e vive dentro de mim... Eu acho que você a conhece ;-)
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
O mundo está menor?

Sei que a frequência de postagem no blog diminuiu bastante no último mês, mas não é por falta de assunto! O ritmo de trabalho por aqui acelerou e o tempo está passando muito rápido... ainda tenho tantas coisas para fazer antes de voltar para o Brasil. Apesar de ainda ter muito o que fazer, eu tenho feito muitas coisas e a cada dia que passa aumenta a minha certeza de ter tomado a decisão certa quando fiz de tudo para ter esta oportunidade na Inglaterra! De uma maneira geral, tem sido uma experiência muito enriquecedora! Através da convivência com pessoas de diferentes países, eu tenho percebido que pessoas são apenas pessoas, independente da nacionalidade que possuem. Mas, por outro lado, tenho aprendido um pouco sobre diferentes culturas, ao mesmo tempo em que aprendo a conviver e respeitar as escolhas de cada um. Além disso, também tenho aprendido a superar "falsas crenças" sobre os meus limites e habilidades! Durante este tempo em que estou na Inglaterra, aprendi, dentre outras coisas, que: sou capaz de me comunicar e me fazer entender mesmo sem falar inglês perfeitamente, sou capaz de me virar com a burocracia daqui mesmo vindo de um país onde "tudo se dá um jeitinho" e sou capaz de fazer parte de um grupo de pesquisa em uma universidade altamente conceituada mesmo sendo brasileira e nascida em uma cidade do Nordeste! Tudo isso é muito importante e faz com que eu me sinta mais segura para enfrentar e correr o mundo em busca dos meus sonhos! Afinal de contas, após tanto aprendizado, hoje eu realmente tenho a sensação de que o mundo não é tão grande assim e eu posso ir para qualquer lugar que desejar... basta ter o visto ;-)
PS: Na primeira foto eu estou acompanhada da minha amiga Chenjuan e na outra estou ao lado do meu amigo Luke... ambos são chineses!

terça-feira, 30 de novembro de 2010
Escolhas
Todos os dias somos bombardeados por escolhas. Desde aquelas mais simples e momentâneas, como a escolha da roupa que vamos vestir, até escolhas mais difíceis que poderão mudar o rumo das nossas vidas. Ser mãe, casar e mudar de emprego ou de cidade, por exemplo, são escolhas importantes, mas apenas a primeira é irreversível. Ser mãe é uma escolha para toda a vida! As outras duas são escolhas decisivas que mudam o rumo de nossas vidas, mas podem ser repensadas. Porém, cada escolha importante que fazemos deixa um rastro na nossa caminhada. Alguns desses rastros nos levam a boas recordações, que, automaticamente, nos fazem sorrir de forma sincera e saudosa. Por ouro lado, existem aqueles outros rastros que nós gostaríamos de apagar, pois nos levam a recordações que trazem angústia e tristeza. Aqui, mais uma vez, temos uma escolha... Podemos seguir os rastros que nos levam a tristeza ou podemos seguir aqueles que nos levam a alegria. Sei que esta não é uma escolha fácil, pois nem sempre conseguimos controlar a nossa mente. Mas, por outro lado, precisamos fazer esse exercício contínuo de busca pelo melhor caminho, onde devemos ser guiados pela nossa essência que, acima de tudo, reflete nossos sentimentos e desejos mais sinceros. Dessa forma, ao mesmo tempo em que exercitamos o poder de escolha, também nos preparamos para as próximas escolhas difíceis e aprendemos a lidar com os rastros que já foram deixados pelas escolhas anteriores!
PS: Hoje eu comecei o dia fazendo uma escolha simples: resolvi vestir uma blusa branca... para combinar com a neve que começa a cobrir o meu jardim e atrair paz e tranquilidade para o meu coração!
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
O presente
Viver o presente! Esta foi uma das grandes lições que eu aprendi nos últimos tempos e que tive oportunidade de colocar em prática nas últimas semanas. Eu fiz várias viagens recentemente e em cada uma delas pude vivenciar a maravilha que é viver o momento presente sem pensar no passado ou planejar o futuro. Eu apenas vivi os momentos mágicos que nos são oferecidos todos os dias e que, muitas vezes, passam completamente despercebidos. Conheci lugares que talvez eu nunca mais volte a visitar e conheci pessoas que talvez nunca mais volte a encontrar! Mas, em cada lugar e em cada conversa eu estava completamente presente... vivendo a vida daquele momento! Esse é um sentimento muito bom e que eu gostaria de ter comigo sempre, mas, infelizmente, minha mente nem sempre é companheira e quando menos espero eu me pego pensando no passado ou no futuro. Como disse uma amiga minha, o futuro nos assusta e o passado nos prende... Assim, quando me sinto paralisada por causa do passado ou do futuro, eu tento, fortemente, recuperar a sensação maravilhosa que senti ao viver o presente e que está guardada em algum lugar dentro de mim. Eu procuro deixar essa sensação viva na minha mente e no meu coração, pois espero que o prazer de viver o presente seja capaz de vencer o medo do desconhecido e o medo de errar novamente!
sábado, 23 de outubro de 2010
Um par de luvas para a Berninha

Hoje fui ao centro de Manchester para dar uma volta no shopping! Sai de casa com a intenção de comprar um par de luvas que eu estou namorando já faz um bom tempo. Para ser mais exata, estou de olho nestas luvas desde 2008. Hoje eu resolvi que iria comprá-las! Colocando desta forma, pode até parecer que é um par de luvas muito caro, mas não é... custa apenas 10 libras (aprox. R$28,00). Também não é um par de luvas excepcional que me deixará muito aquecida no inverno... é apenas um par de luvas pelo qual me encantei. Há dois anos atrás eu estive na Europa e quis comprar as luvas, mas naquela época eu não comprei porque alguém me disse que eu não precisaria delas quando estivesse no Brasil e que seria bobagem gastar dinheiro com isso. Naquela ocasião fiquei me sentindo frustrada porque queria as luvas, tinha o dinheiro para comprá-las e não comprei porque alguém disse que o meu desejo era uma bobagem! Hoje eu olho para trás e acho que não permitiria que isso acontecesse novamente. Não que eu seja "compulsiva por compras", mas acredito que mereço satisfazer meus pequenos desejos! Na hora em que faço isso, sinto que estou agradando a Berninha que mora dentro de mim... aquela menininha que por muitas vezes desejou e não pode ter. Seja um desejo material ou sentimental, se eu puder satisfazê-lo então eu o farei. Dessa forma, sinto que estou cuidando da menininha que ainda vive dentro de mim, que como toda criança adora ser mimada e presenteada, não é?! E você... o que gostaria de dar de presente para a sua criança ???
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Saudade...
Por mais que esteja tudo bem e que tudo esteja dando certo é inevitável não sentir saudades! Quando estamos longe de quem amamos, daqueles que nos conhecem através de um olhar ou até mesmo de um simples "oi..", as vezes fica difícil segurar aquela lágrima que a gente não quer que apareça! Fica difícil não sentir falta de um abraço apertado e de um beijo estalado... Fica difícil não sentir saudades das conversas com olho no olho, das gargalhadas e do colo amigo nas horas difíceis! Como isso tudo faz falta... Esta semana assisti um filme, intitulado "Into the Wild", que conta a história de um rapaz que resolve abandonar tudo para viver sozinho no meio da natureza. Após um período isolado do mundo, ele acaba se dando conta de que a "Felicidade só é de verdade quando é compartilhada!". Eu acredito nisso e por isso procuro compartilhar meus momentos de alegria com aqueles que amo! O simples fato de conseguir montar uma cadeira, de participar de um meeting, de fazer compras ou de finalmente ter minha conexão de internet são momentos felizes para mim e que eu tenho compartilhado com as pessoas que eu mais amo... minha família e meus grandes amigos! Hoje meu coração está apertado porque estou longe de vocês, mas ao mesmo tempo me sinto abençoada por sentir saudades de pessoas tão especiais!
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
X SBBD - Recife, PE
Depois de uma semana sem colocar nenhum post novo, hoje eu acordei com a "cabeça cheia de palavras". Na realidade, nos últimos dias eu estive muito pensativa! Na última segunda-feira (05/10) começou o XXV SBBD, em Belo Horizonte, e este fato me fez refletir bastante. Em 2009, eu fui a responsável pela organização do XXIV SBBD, que aconteceu em Fortaleza e também teve início no dia 05 de Outubro. No ano passado eu era uma das protagonistas... uma das grandes responsáveis pelo show. Este ano eu fiquei apenas como mera espectadora, que acompanhava a distância (thanks Danusa!) os acontecimentos em BH! Também recordei o meu primeiro SBBD, quando era apenas uma aluna cheia de sonhos e expectativas por tudo que estava por vir com a conclusão do curso de graduação. Muita coisa aconteceu desde aquele X SBBD realizado na UFPE! Isso mesmo... minha história com o SBBD começou lá em Recife! Muitos podem achar que eu sou uma "boba sentimental" (eu mesma acho isso), mas fico emocionada quando recordo tudo que aconteceu: o início da minha vida acadêmica, as vitórias, as lições aprendidas e o espaço conquistado! Enfim, eu olho para trás e vejo como aquela aluna de graduação que participou do X SBBD amadureceu! Mas, ao mesmo tempo, eu ainda me sinto como ela, cheia de sonhos e expectativas por tudo que está por vir com a conclusão do pós-doc e o início de uma nova vida em Recife... agora não mais como aluna e sim, coincidência ou não, como professora da UFPE!
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
"It is better to be wrong than to be vague!"
Acabei de chegar de mais um meeting com o Alvaro e mais uma vez voltei bem satisfeita. Dessa vez não foi porque me senti orgulhosa de estar lá, mas porque percebi claramente a oportunidade que tenho de aprender e amadurecer como pesquisadora e como pessoa. Eu procuro ficar atenta durante o meeting para não deixar escapar nada, nem do conteúdo da reunião, nem da conversa em inglês e, principalmente, das pequenas lições. Uma das lições que aprendi hoje foi:"It is better to be wrong than to be vague, Freeman Dyson", cuja tradução seria: "É melhor estar errado do que ser impreciso". Acredito que esta idéia pode ser aplicada tanto na pesquisa quanto no nosso dia a dia. Muitas vezes somos vagos com aquilo que dizemos porque temos medo de errar, mas, dessa forma, acabamos nos omitindo e não chegamos a lugar algum. Quando somos mais precisos, mesmo estando incorretos, temos a oportunidade de aprender que aquele não é o caminho correto e podemos seguir por um outro caminho alternativo. Acho que fazer pesquisa é isso... trilhar um ou mais caminhos diferentes até chegar a uma solução que seja "viável" mesmo que não seja a solução "ótima". E viver também é isso??? Trilhar caminhos diferentes até chegar a uma solução "viável" mesmo que não seja a solução "ótima"? A princípio eu diria que sim! Porém, é preciso ficar atento as soluções viáveis, porque, muitas vezes, elas podem ser simplesmente as soluções mais cômodas, mas nem sempre são aquelas que nos trazem maior felicidade.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Hoje eu gosto de...
usar minhas sapatilhas vermelhas
sentir o sol no rosto
não ter hora para acordar
dormir a noite toda
vestir meu pijama e ficar aquecida embaixo do cobertor
pegar minha mochila e sair para a universidade
trocar confidências com meus best friends
simplesmente escutar a voz da minha mãe ao telefone
abrir minha caixa postal e ver uma msg do meu pai
ficar quietinha assistindo filme deitada no sofá da minha sala
ficar horas no chat com minha maninha
almoçar com a Chenjuan e seus amigos
tomar chocolate quente quando está muito frio
usar meu mac
escrever no meu blog
viver e sentir a vida
E você? Hoje você gosta de...
sábado, 25 de setembro de 2010
Carne com batatas... Será?!

O dia amanheceu com um lindo sol! Apesar de não ter dormido muito bem, acordei bastante disposta! Resolvi que hoje eu iria curtir o meu ap e me curtir. De vez em quando eu preciso fazer umas paradinhas estratégicas para recuperar o "meu centro". Depois de arrumar e limpar o ap, eu tomei um ótimo banho e fui andar pelas ruas de Didsbury. Acabei parando em frente a biblioteca, onde estava acontecendo a abertura do Festival de Artes. Achei tudo muito fofo e fiquei lá assistindo a um show de humor. Todos sabem que eu sou muito "fraca pra rir", então o "besteirol ingênuo" dos dois ingleses foi suficiente para eu dar boas gargalhadas. E como foi bom... rir de coisas bobas e ver que a vida pode ser bem mais simples do que muitas vezes eu imagino quando acordo de madrugada e não consigo dormir! Depois fui ao super-mercado, onde comprei, entre outras coisas, carne e batatas. Mais tarde irei cozinhar para mim! Vou me deixar envolver por esse momento que estou vivendo, onde tenho descoberto que a felicidade geralmente está presente em coisas simples, como andar pela rua sentindo um friozinho gostoso enquanto o sol ilumina o meu rosto ou até mesmo preparar carne com batatas... Será?! Depois eu conto!
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Thanks Dad!
Hoje o dia foi muito bom! Novamente consegui ter uma boa noite de sono e, apesar da preguiça matinal, sai de casa "lépida e fagueira" para ir a universidade! Após 30 minutos no ônibus cheguei ao Kilburn Building na Oxford Road. Nos ultimos dias eu tenho lido alguns artigos na tentativa de delinear melhor o trabalho que irei desenvolver e tenho quebrado a cabeça na tentativa de encontrar um problema e propor uma solução.... Isso realmente me lembra os tempos em que eu era aluna de doutorado! É engraçado como as vezes precisamos dar um passo para trás para depois seguir em frente. Nesse momento, acho que é isso que está acontecendo... Eu preciso voltar um pouco no tempo e retomar as minhas origens na pesquisa! Esse é um momento importante para mim, onde terei a oportunidade de me concentrar e me organizar como pesquisadora! Simmmm.... hoje tive um novo "meeting" com o Alvaro e o Norman, outro professor "fera" daqui do grupo. E foi muito bom!!!! Eu sai da universidade muito feliz e, mais uma vez, orgulhosa de mim mesma! Foi muito legal estar lá com aqueles "caras" que são feras e ter a oportunidade de mostrar o que eu sei... consegui desenrolar o Inglês e até gostei de estar lá ;) Voltei para casa com a sensação de dever cumprido e como se estivesse vivendo um sonho... eu sempre quis ter a oportunidade de trabalhar em um grupo forte (fora do Brasil) e acho que agora estou vivendo isso! Hoje eu lembrei quando eu era mais nova e meu pai sempre me falava da importância de falar Inglês, de estudar muito, de fazer um doutorado... Enquanto estava naquela sala de reuniões conversando em Inglês e mostrando o que eu aprendi ao longo desses anos de estudo e pesquisa, eu lembrei muito do meu pai... um grande incentivador... um vedadeiro "coach"! Na época em que ele falava eu não dava muita atenção e achava que não precisava de tanto, mas mesmo assim eu acabei seguindo os conselhos dele e hoje estou aqui... feliz da vida fazendo pós-doc na University of Manchester! Thanks Dad for everything!!!
PS: minha mãe querida, nao fique com ciúmes!!! Você sabe que é tudo para mim: minha grande amiga, companheira e, acima de tudo, meu anjo da guarda que sempre me acompanha e me protege... sem você na minha vida eu não estaria aqui!
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Virando a mesa
Aqueles que me conhecem um pouquinho melhor sabem que eu tenho uma certa "fobia" relacionada a mesas. Deixa eu explicar... Tudo começou quando eu me dei conta de que sentar de frente para a parede fazia eu me sentir muito incomodada. No início eu sentia isso apenas quando estava na minha sala na UFC, onde a mesa ficava encostada na parede. Assim, quando eu sentava para trabalhar era como se eu estivesse de castigo... como se tivesse feito algo errado e agora estava ali no cantinho. Depois esse incômodo ficou mais frequente e eu começei a não sentar de frente para parede em restaurantes. No fundo acho que o meu inconsciente diz assim: "Por que eu vou ficar olhando para a parede se tem um mundo inteiro a minha volta? Tantas coisas para conhecer e eu aqui de castigo?". Então, seguindo essa "minha tradição", eu resolvi mudar o lugar da mesa que fica na sala do meu ap. A princípio ao sentar para trabalhar eu iria ficar de frente para a parede... então me dei conta de que poderia mudar a mesa de lugar... eu poderia VIRAR a MESA e me colocar em uma posição melhor... mais privilegiada! E assim o fiz! Coloquei a mesa de frente para a janela com uma bela vista para o meu lindo jardim e para a rua... Assim, eu posso ficar em contato com o mundo e, de certa forma, me sinto mais livre enquanto trabalho!
sábado, 18 de setembro de 2010
Shopping Day
Finalmente, depois de alguns meses, consegui dormir uma noite inteira! Depois de acordar e curtir uma hora de preguiça na cama eu resolvi que ia fazer COMPRAS! Pequeno detalhe: compras para mim mesma e não para o apartamento! Desde que cheguei já fiz algumas compras, mas todas foram de coisas para o ap... calma que eu não estou mobiliando tudo! Comprei coisas básicas necessárias para o conforto do dia a dia :) Sim... voltando as minhas compras... Como pretendo ir a universidade todos os dias e o frio está aumentando a cada dia que passa, então nada mais justo do que comprar umas roupas para me aquecer e de quebra ficar bem linda para mim mesma! Pois é, ultimamente tenho pensado muito nisso... como estou aqui longe dos amigos, da família e sem pretendentes em vista, então tudo o que tenho feito é de mim para mim mesma. Acho que isso será um bom aprendizado, afinal de contas EU devo ser a melhor companhia para MIM! Sim... voltando as compras... Tem uma loja aqui, chamada Primark, que vende coisas MUITO baratas!!! Ano passado eu fiquei doidinha quando estive aqui e vi o preço das roupas, mas, como o tempo era curto, eu não pude comprar quase nada. Como hoje eu tinha todo o tempo do mundo então acho que vocês já podem imaginar o final da história!!! Isso mesmo...voltei para casa FELIZ da vida com duas sacolas cheias e com o desejo de compras na Primark saciado!!! ...pelo menos por enquanto ;)
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Cheia de orgulho: a primeira cadeira e o primeiro meeting
... pois é, eu sempre quis ter um blog... mas não sabia o que escrever! Agora acho que não vai faltar assunto! Tenho a sensação que, durante algum tempo, minha vida estará recheada de novas experiências. Hoje, por exemplo, eu fui comprar uma cadeira para o meu novo ap. Eu já tinha uma mesa, mas nenhuma cadeira... componente essencial para os dias frios em que ficarei trabalhando em casa! A melhor parte de tudo não foi comprar a cadeira e sim MONTAR a cadeira... detalhe montar SOZINHA! Fiquei muito orgulhosa de mim! É engraçado que o orgulho por ter montado a cadeira até sobrepôs um pouco o orgulho que senti após o MEU primeiro "meeting" com o Álvaro e o restante do grupo. Eu digo MEU meeting porque nesse encontro eu fui o centro das atenções e o trabalho que irei desenvolver estava em foco.... confesso que eu estava um pouco nervosa, mas acho que dei conta do recado! Agora só me resta aproveitar muito a minha nova cadeira... afinal de contas tenho muito trabalho pela frente... e que venham as publicações!!!Coloquei as fotos da montagem da cadeira no picasa, assim vocês podem ver o tamanho do meu problema e a minha alegria no final! Aqui vai o link: http://picasaweb.google.co.uk/bernafarias/2010MontandoACadeira?feat=directlink
Assinar:
Postagens (Atom)