sábado, 23 de outubro de 2010

Um par de luvas para a Berninha


Hoje fui ao centro de Manchester para dar uma volta no shopping! Sai de casa com a intenção de comprar um par de luvas que eu estou namorando já faz um bom tempo. Para ser mais exata, estou de olho nestas luvas desde 2008. Hoje eu resolvi que iria comprá-las! Colocando desta forma, pode até parecer que é um par de luvas muito caro, mas não é... custa apenas 10 libras (aprox. R$28,00). Também não é um par de luvas excepcional que me deixará muito aquecida no inverno... é apenas um par de luvas pelo qual me encantei. Há dois anos atrás eu estive na Europa e quis comprar as luvas, mas naquela época eu não comprei porque alguém me disse que eu não precisaria delas quando estivesse no Brasil e que seria bobagem gastar dinheiro com isso. Naquela ocasião fiquei me sentindo frustrada porque queria as luvas, tinha o dinheiro para comprá-las e não comprei porque alguém disse que o meu desejo era uma bobagem! Hoje eu olho para trás e acho que não permitiria que isso acontecesse novamente. Não que eu seja "compulsiva por compras", mas acredito que mereço satisfazer meus pequenos desejos! Na hora em que faço isso, sinto que estou agradando a Berninha que mora dentro de mim... aquela menininha que por muitas vezes desejou e não pode ter. Seja um desejo material ou sentimental, se eu puder satisfazê-lo então eu o farei. Dessa forma, sinto que estou cuidando da menininha que ainda vive dentro de mim, que como toda criança adora ser mimada e presenteada, não é?! E você... o que gostaria de dar de presente para a sua criança ???

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Saudade...

Por mais que esteja tudo bem e que tudo esteja dando certo é inevitável não sentir saudades! Quando estamos longe de quem amamos, daqueles que nos conhecem através de um olhar ou até mesmo de um simples "oi..", as vezes fica difícil segurar aquela lágrima que a gente não quer que apareça! Fica difícil não sentir falta de um abraço apertado e de um beijo estalado... Fica difícil não sentir saudades das conversas com olho no olho, das gargalhadas e do colo amigo nas horas difíceis! Como isso tudo faz falta... Esta semana assisti um filme, intitulado "Into the Wild", que conta a história de um rapaz que resolve abandonar tudo para viver sozinho no meio da natureza. Após um período isolado do mundo, ele acaba se dando conta de que a "Felicidade só é de verdade quando é compartilhada!". Eu acredito nisso e por isso procuro compartilhar meus momentos de alegria com aqueles que amo! O simples fato de conseguir montar uma cadeira, de participar de um meeting, de fazer compras ou de finalmente ter minha conexão de internet são momentos felizes para mim e que eu tenho compartilhado com as pessoas que eu mais amo... minha família e meus grandes amigos! Hoje meu coração está apertado porque estou longe de vocês, mas ao mesmo tempo me sinto abençoada por sentir saudades de pessoas tão especiais!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

X SBBD - Recife, PE

Depois de uma semana sem colocar nenhum post novo, hoje eu acordei com a "cabeça cheia de palavras". Na realidade, nos últimos dias eu estive muito pensativa! Na última segunda-feira (05/10) começou o XXV SBBD, em Belo Horizonte, e este fato me fez refletir bastante. Em 2009, eu fui a responsável pela organização do XXIV SBBD, que aconteceu em Fortaleza e também teve início no dia 05 de Outubro. No ano passado eu era uma das protagonistas... uma das grandes responsáveis pelo show. Este ano eu fiquei apenas como mera espectadora, que acompanhava a distância (thanks Danusa!) os acontecimentos em BH! Também recordei o meu primeiro SBBD, quando era apenas uma aluna cheia de sonhos e expectativas por tudo que estava por vir com a conclusão do curso de graduação. Muita coisa aconteceu desde aquele X SBBD realizado na UFPE! Isso mesmo... minha história com o SBBD começou lá em Recife! Muitos podem achar que eu sou uma "boba sentimental" (eu mesma acho isso), mas fico emocionada quando recordo tudo que aconteceu: o início da minha vida acadêmica, as vitórias, as lições aprendidas e o espaço conquistado! Enfim, eu olho para trás e vejo como aquela aluna de graduação que participou do X SBBD amadureceu! Mas, ao mesmo tempo, eu ainda me sinto como ela, cheia de sonhos e expectativas por tudo que está por vir com a conclusão do pós-doc e o início de uma nova vida em Recife... agora não mais como aluna e sim, coincidência ou não, como professora da UFPE!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

"It is better to be wrong than to be vague!"

Acabei de chegar de mais um meeting com o Alvaro e mais uma vez voltei bem satisfeita. Dessa vez não foi porque me senti orgulhosa de estar lá, mas porque percebi claramente a oportunidade que tenho de aprender e amadurecer como pesquisadora e como pessoa. Eu procuro ficar atenta durante o meeting para não deixar escapar nada, nem do conteúdo da reunião, nem da conversa em inglês e, principalmente, das pequenas lições. Uma das lições que aprendi hoje foi:"It is better to be wrong than to be vague, Freeman Dyson", cuja tradução seria: "É melhor estar errado do que ser impreciso". Acredito que esta idéia pode ser aplicada tanto na pesquisa quanto no nosso dia a dia. Muitas vezes somos vagos com aquilo que dizemos porque temos medo de errar, mas, dessa forma, acabamos nos omitindo e não chegamos a lugar algum. Quando somos mais precisos, mesmo estando incorretos, temos a oportunidade de aprender que aquele não é o caminho correto e podemos seguir por um outro caminho alternativo. Acho que fazer pesquisa é isso... trilhar um ou mais caminhos diferentes até chegar a uma solução que seja "viável" mesmo que não seja a solução "ótima". E viver também é isso??? Trilhar caminhos diferentes até chegar a uma solução "viável" mesmo que não seja a solução "ótima"? A princípio eu diria que sim! Porém, é preciso ficar atento as soluções viáveis, porque, muitas vezes, elas podem ser simplesmente as soluções mais cômodas, mas nem sempre são aquelas que nos trazem maior felicidade.