quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Às mulheres da minha vida

Os homens da minha vida que me perdoem, mas este post é dedicado para as mulheres que fazem ou já fizeram parte da minha vida de alguma forma. Já faz algum tempo que estou com essa ideia de post na minha cabeça, mas ainda não tinha conseguido colocar em palavras o turbilhão de sentimentos que vem a minha mente quando penso nas diversas mulheres que, de alguma forma, contribuíram para a mulher que eu mesma me tornei. Eu nasci em uma casa onde as mulheres são maioria e, ao mesmo tempo em que são mulheres fortes, também são mulheres extremamente sensíveis. Minha mãe é uma mulher incrível que cresceu sem ter uma figura materna ao seu lado e que aprendeu a ser mãe acreditando apenas nos próprios instintos. Infelizmente, minha avó nos deixou muito cedo e minha mãe não pôde contar com este espelho. Porém, isso não impediu que ela se tornasse um verdadeiro exemplo de mãe e avó! Por outro lado, minhas irmãs e eu tivemos a felicidade de crescer e amadurecer ao lado de uma mulher batalhadora, sensível e generosa. Com o passar do tempo, a nossa família foi aumentando e novas mulheres chegaram e se juntaram a nós. Apesar de ainda serem crianças ou adolescentes, tenho certeza que elas também serão mulheres fortes e amorosas, pois tem a oportunidade de crescer ao lado de mulheres assim. Ao longo da minha vida eu encontrei muitas mulheres únicas e maravilhosas! Sejam elas ou amigas ou primas ou professoras ou colegas de trabalho ou alunas ou minhas médicas ou amigas das amigas ou amigas das minhas irmãs ou amigas da minha mãe... cada uma tem o seu brilho próprio e cada uma é capaz de despertar no meu coração um forte sentimento de carinho e, muitas vezes, um grande sentimento de gratidão e admiração! Por isso, hoje eu agradeço a todas vocês pela força, pelas orações, pelas gargalhadas, pelas lágrimas, pelas mensagens, pelos abraços e por todos os ensinamentos! Mas, além de todas essas mulheres, existe uma outra que também é muito especial e que me acompanha onde quer que eu vá e que está sempre pronta para curtir os bons momentos comigo ou me apoiar nos momentos difíceis, basta eu procurar... Essa mulher tão especial chama-se Bernadette e vive dentro de mim... Eu acho que você a conhece ;-)

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O mundo está menor?



Sei que a frequência de postagem no blog diminuiu bastante no último mês, mas não é por falta de assunto! O ritmo de trabalho por aqui acelerou e o tempo está passando muito rápido... ainda tenho tantas coisas para fazer antes de voltar para o Brasil. Apesar de ainda ter muito o que fazer, eu tenho feito muitas coisas e a cada dia que passa aumenta a minha certeza de ter tomado a decisão certa quando fiz de tudo para ter esta oportunidade na Inglaterra! De uma maneira geral, tem sido uma experiência muito enriquecedora! Através da convivência com pessoas de diferentes países, eu tenho percebido que pessoas são apenas pessoas, independente da nacionalidade que possuem. Mas, por outro lado, tenho aprendido um pouco sobre diferentes culturas, ao mesmo tempo em que aprendo a conviver e respeitar as escolhas de cada um. Além disso, também tenho aprendido a superar "falsas crenças" sobre os meus limites e habilidades! Durante este tempo em que estou na Inglaterra, aprendi, dentre outras coisas, que: sou capaz de me comunicar e me fazer entender mesmo sem falar inglês perfeitamente, sou capaz de me virar com a burocracia daqui mesmo vindo de um país onde "tudo se dá um jeitinho" e sou capaz de fazer parte de um grupo de pesquisa em uma universidade altamente conceituada mesmo sendo brasileira e nascida em uma cidade do Nordeste! Tudo isso é muito importante e faz com que eu me sinta mais segura para enfrentar e correr o mundo em busca dos meus sonhos! Afinal de contas, após tanto aprendizado, hoje eu realmente tenho a sensação de que o mundo não é tão grande assim e eu posso ir para qualquer lugar que desejar... basta ter o visto ;-)

PS: Na primeira foto eu estou acompanhada da minha amiga Chenjuan e na outra estou ao lado do meu amigo Luke... ambos são chineses!