terça-feira, 30 de novembro de 2010

Escolhas


Todos os dias somos bombardeados por escolhas. Desde aquelas mais simples e momentâneas, como a escolha da roupa que vamos vestir, até escolhas mais difíceis que poderão mudar o rumo das nossas vidas. Ser mãe, casar e mudar de emprego ou de cidade, por exemplo, são escolhas importantes, mas apenas a primeira é irreversível. Ser mãe é uma escolha para toda a vida! As outras duas são escolhas decisivas que mudam o rumo de nossas vidas, mas podem ser repensadas. Porém, cada escolha importante que fazemos deixa um rastro na nossa caminhada. Alguns desses rastros nos levam a boas recordações, que, automaticamente, nos fazem sorrir de forma sincera e saudosa. Por ouro lado, existem aqueles outros rastros que nós gostaríamos de apagar, pois nos levam a recordações que trazem angústia e tristeza. Aqui, mais uma vez, temos uma escolha... Podemos seguir os rastros que nos levam a tristeza ou podemos seguir aqueles que nos levam a alegria. Sei que esta não é uma escolha fácil, pois nem sempre conseguimos controlar a nossa mente. Mas, por outro lado, precisamos fazer esse exercício contínuo de busca pelo melhor caminho, onde devemos ser guiados pela nossa essência que, acima de tudo, reflete nossos sentimentos e desejos mais sinceros. Dessa forma, ao mesmo tempo em que exercitamos o poder de escolha, também nos preparamos para as próximas escolhas difíceis e aprendemos a lidar com os rastros que já foram deixados pelas escolhas anteriores!

PS: Hoje eu comecei o dia fazendo uma escolha simples: resolvi vestir uma blusa branca... para combinar com a neve que começa a cobrir o meu jardim e atrair paz e tranquilidade para o meu coração!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O presente


Viver o presente! Esta foi uma das grandes lições que eu aprendi nos últimos tempos e que tive oportunidade de colocar em prática nas últimas semanas. Eu fiz várias viagens recentemente e em cada uma delas pude vivenciar a maravilha que é viver o momento presente sem pensar no passado ou planejar o futuro. Eu apenas vivi os momentos mágicos que nos são oferecidos todos os dias e que, muitas vezes, passam completamente despercebidos. Conheci lugares que talvez eu nunca mais volte a visitar e conheci pessoas que talvez nunca mais volte a encontrar! Mas, em cada lugar e em cada conversa eu estava completamente presente... vivendo a vida daquele momento! Esse é um sentimento muito bom e que eu gostaria de ter comigo sempre, mas, infelizmente, minha mente nem sempre é companheira e quando menos espero eu me pego pensando no passado ou no futuro. Como disse uma amiga minha, o futuro nos assusta e o passado nos prende... Assim, quando me sinto paralisada por causa do passado ou do futuro, eu tento, fortemente, recuperar a sensação maravilhosa que senti ao viver o presente e que está guardada em algum lugar dentro de mim. Eu procuro deixar essa sensação viva na minha mente e no meu coração, pois espero que o prazer de viver o presente seja capaz de vencer o medo do desconhecido e o medo de errar novamente!