quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O presente


Viver o presente! Esta foi uma das grandes lições que eu aprendi nos últimos tempos e que tive oportunidade de colocar em prática nas últimas semanas. Eu fiz várias viagens recentemente e em cada uma delas pude vivenciar a maravilha que é viver o momento presente sem pensar no passado ou planejar o futuro. Eu apenas vivi os momentos mágicos que nos são oferecidos todos os dias e que, muitas vezes, passam completamente despercebidos. Conheci lugares que talvez eu nunca mais volte a visitar e conheci pessoas que talvez nunca mais volte a encontrar! Mas, em cada lugar e em cada conversa eu estava completamente presente... vivendo a vida daquele momento! Esse é um sentimento muito bom e que eu gostaria de ter comigo sempre, mas, infelizmente, minha mente nem sempre é companheira e quando menos espero eu me pego pensando no passado ou no futuro. Como disse uma amiga minha, o futuro nos assusta e o passado nos prende... Assim, quando me sinto paralisada por causa do passado ou do futuro, eu tento, fortemente, recuperar a sensação maravilhosa que senti ao viver o presente e que está guardada em algum lugar dentro de mim. Eu procuro deixar essa sensação viva na minha mente e no meu coração, pois espero que o prazer de viver o presente seja capaz de vencer o medo do desconhecido e o medo de errar novamente!

6 comentários:

  1. Venha viver o presente mais vezes aqui!!! Tem muito vinho ainda, ahuahuahuahh

    ResponderExcluir
  2. Amei o post... venha curtir o presente por aqui também!!!
    É isso ai... não viva vendo o futuro pois ele nos dá medo...nem presa ao passado...o que passou passou!!!
    Beijossssss

    ResponderExcluir
  3. Berninha,
    tenho aprendido muito com suas vivências, com seu exemplo...Você de fato é a Fera Bernadette, o tempo tem passado rápido, Maria Paula e todos nós estamos ansiosos por sua chegada.

    Viva bem, aproveite o máximo estes momentos e cada passo de cada vez.

    com amor

    ResponderExcluir
  4. "medo de errar novamente"... essa frase final me fez questionar que amadurecimento...que frase intensa. tantos de nós ousa viver o presente, amarrado por questões do passado, por este medo...amiga que maravilhoso ver que vc esta bem e vivendo o seu presente que é uma dádiva do Criador.Estou feliz por vc e faço minhas as palavras da minha irmã claudinha estamos anciosos por sua volta. forte abraço e muitos bjus!

    ResponderExcluir
  5. "The only time that is surely ours is the present. The past is behind, although we can learn from it; the future is not yet ours, even though we must prepare for it. But the present is here and we need live in it, launch ourselves on every wave, find our eternity in each moment. If we only have one eye on yesterday, and one eye on tomorrow, we're going to be cockeyed today. " ;-)
    (Charles Hummell)

    Beijoss!

    ResponderExcluir
  6. Aproveite cada momento do presente e use o passado para construir o seu futuro.
    Saudades de vc!
    Vem curtir o presente aqui tbm [2]

    Bjs

    ResponderExcluir