sábado, 2 de abril de 2011
Espontaneidade
Esta semana fiquei com esta palavra na minha cabeça: Espontaneidade! Fiquei pensando o quanto é bom quando eu consigo ser espontânea com alguém ou em determinadas situações. Quando isso acontece sinto que estou a vontade e que posso ser eu mesma, ou seja, não preciso ficar "pisando em ovos" e com receio de falar alguma besteira ou cometer algum erro. Acredito que existem pessoas que conseguem ser espontâneas na maioria das situações e pouco importam-se com o outro que a está observando, ou seja, não ligam para julgamento do outro. Acho que aí esta a diferença entre eu conseguir ser espontânea ou não. Acho que a espontaneidade se perde quando estou passando por uma situação onde não me sinto segura e acho que estou sendo colocada a prova, ou seja, eu acho que tem alguém me observando e avaliando meus gestos ou palavras. Por um lado pode ser que esse observador nem exista e eu estou me sentindo incomodada à toa, ou seja, a pessoa com quem estou interagindo não está me observando e muito menos medindo minhas palavras ou gestos. Tudo não passa de uma ilusão criada pela minha cabeça, por mais uma vez ter receio de errar em uma situação sobre a qual não me sinto segura ou não estou no controle. Por outro lado, se esse observador de fato existe e está querendo me julgar ou me colocar a prova de uma maneira "destrutiva", então eu devo repensar a minha postura diante dessa situação e não mais permitir que isso acabe com a minha espontaneidade. Ser espontâneo é deixar transparecer o nosso lado mais natural e verdadeiro... então por que esconder isso? Será que realmente existem situações onde devemos deixar a espontaneidade de lado e devemos vestir uma máscara que seja mais adequada? É lamentável que tenhamos que vestir máscaras, pois, com certeza, ser espontâneo é muito mais divertido! Porém, algumas vezes o receio da exposição e do julgamento não nos deixam mostrar a nossa mais pura essência...aquela que faz de cada um de nós um ser único e sem igual!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estou sem palavras para descrever o sentimento que tomou conta de mim ao ler esse post. Respirei fundo para simplesmente dizer: "é tudo verdade". Infelizmente, a maioria das situações nos reprimem e não nos deixam vivenciar cada momento de maneira natural, sem ter que justificar cada milimetro de nossas ações.
ResponderExcluirQue bom que existem pessoas como você que nos fazem lembrar que viver a vida de maneira espontânea pode ser uma das melhores coisas a ser feita. Obrigada por mais um emocionante post!
Eu sei é de alguém que consegue deixar qualquer pessoa à vontade ^^
ResponderExcluirCom um amigo se pode pensar em voz alta... Isso é poder ser espontâneo... ;)
ResponderExcluir