domingo, 15 de maio de 2011

... e a bolha estourou!

Eu sempre digo que durante muitos anos eu vivi em uma "bolha", onde tudo era devidamente planejado e controlado. Passei muito tempo achando que eu tinha controle sobre a minha vida e fazendo planos a longo prazo... aos 25 anos eu achava que sabia como seria minha vida aos 50! Porém, de uma hora para outra essa bolha estourou e eu me vi exposta a um mundo que eu não conhecia, onde as coisas não eram controladas e assim não era possível ter uma vida planejada. Por diversas vezes eu me culpei por ter feito a bolha estourar, pois comecei a ficar inquieta e de tanto eu me mexer lá dentro acho que ela acabou estourando! Eu me culpava porque no início a vida do lado de fora não foi nada fácil e eu tive que fazer escolhas que, algumas vezes, me levaram a decepções, frustrações e momentos difíceis! Porém, com o passar do tempo eu fui percebendo que, apesar de não ser fácil, a vida do lado de fora é bem mais emocionante. O poder de fazer escolhas, conhecer pessoas e lugares, viver momentos únicos, sentir aquele frio na barriga ao enfrentar o novo, aprender com os erros, estar em movimento, crescer, amadurecer... enfim, tudo isso torna a vida do lado de fora da bolha muito mais gostosa de ser vivida! É uma vida sem controle, onde eu posso mudar meus planos e escolher novos caminhos! Poxa...como é bom poder mudar! Hoje, fora da bolha, eu percebo que para viver é preciso ter coragem para se jogar, se entregar ao novo... é preciso arriscar! Mas também é muito importante estar preparado para seguir em frente se algo der errado, pois quando nos jogamos podemos nos machucar. Nessa hora é preciso cuidar com bastante carinho dos nossos machucados para que eles parem de doer e a gente possa ter coragem para arriscar e enfrentar o novo de novo outra vez!

4 comentários:

  1. Berninha gostei da leitura.... fico imaginando sua inspiração para escrever... saudades de vc!

    ResponderExcluir
  2. Como diz a música: "O infinito é um dos deuses mais lindos"... aquela hora sentada olhando para o infinito do mar lhe abriu muito a cabeça.
    Estourar a bolha é uma tarefa difícil mais ainda é lidar com tudo isso fora dela. Obrigada pelos conselhos!

    ResponderExcluir
  3. A bolha estourou... E, sinto de informar, não tem volta... A notícia é boa ou ruim, dependendo de se teu copo tá metade cheio ou metade vazio.
    Tu sabes o quanto é falsa a noção de que na bolha não há dor, do quanto a ilusão de que se pode planejar o futuro até o mínimo detalhe não passa disso, de uma ilusão. Então Berna, dor por dor, é melhor doer onde tem frio na barriga, onde tem a emoção da incerteza, onde, em último caso, se tem espaço pra fugir. Melhor viver onde não se tem o conforto de alguém te dizendo o que é certo ou errado, mas onde por outro lado TU decides o que é certo ou errado - o que, ao contrário do que parece, não é nada cômodo. Melhor viver, Berna, onde a única certeza que se tem é a de que TUDO é possível.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Romulo, a ilusao de que nao ha dor na bolha e' falsa e temporaria, pois, alem dos perigos que a alienacao na bolha causa, a vida, sabia como e', faz com que um dia a bolha estoure de todo jeito... E antes ter sido a gente mesma a estoura-la, nao e' nao ;)
    Mas uma coisa e' certa, muita dor e' esperada do lado de fora e e' preciso se preparar... como dizia o poeta "a vida e' pra valer" e cuidar dos machucados e' importante, pois estar na batalha sem se cuidar e' suicidario, como dizia o nao tao poeta assim de uma comunidade virtual "po... nao finge que nao doeu..."

    ResponderExcluir