quarta-feira, 8 de junho de 2011

Superação

Hoje estava tomando café da manhã e assistindo televisão quando passou uma reportagem sobre a despedida do Ronaldo Fenônemo da Seleção Brasileira de Futebol. Eu assisti a reportagem completa e no final fiquei emocionada com as palavras que foram ditas sobre a capacidade de superação do Ronaldinho, que, por tantas vezes, teves problemas de saúde, mas, mesmo assim, acabava retornando aos campos. Foram exibidas várias imagens do Ronaldo ao som da música "deixa a vida me levar" do Zeca Pagodinho. Enquanto eu assistia ao clip fiquei realmente emocionada e mais uma vez senti lágrimas lavando a minha alma! A superação do Ronaldo tocou o meu coração e no fundo me fez lembrar dos meus tantos momentos de superação! Mas acho que o que mais me tocou foi sentir que cada um de nós supera seus momentos difíceis no seu próprio tempo e da sua própria maneira. Muitas vezes, pessoas distintas enfrentam o mesmo problema, mas o superam de maneira diferente. Alguns encaram de frente enquanto outros apenas o colocam embaixo do tapete para que ele não possa mais ser visto... como se, dessa forma, ele fosse ser resolvido. Aqueles que encaram o problema de frente ainda podem resolvê-lo de forma mais racional ou mais emocional... isso vai depender de cada um! Não podemos querer que todos resolvem seus problemas da mesma maneira, que sejam práticos ou sensíveis, afinal de contas cada um tem a sua própria bagagem de vida. É esta bagagem que, muitas vezes, determina como agimos, reagimos e superamos! Não cabe a nós julgar as reações dos outros porque não sabemos o que está sendo carregado na mala do outro... nem tão pouco devemos nos julgar ou cobrar porque, muitas vezes, nossa mala está carregada de coisas que não lembramos mais ou que não gostaríamos mais de carregar, mas ainda assim carregamos. A nossa bagagem começa a ser arrumada quando nascemos e vai aumentando a medida em que viajamos pela vida! Assim, não podemos esquecer que os sentimentos, as lembranças, experiências e lições aprendidas acumuladas ao longo dessa jornada influenciam diretamente nossas ações, reações e, principalmente, nossa capacidade de superação.

6 comentários:

  1. Devo estar me repetindo, pq adoro esta frase do Octavio Paz, e a cito a todo instante: perceber é conceber. Como tu disseste, a bagagem que a gente carrega inevitavelmente - ou quase - interfere nos juízos que fazemos das coisas que vemos, ouvimos, enfim, percebemos. E um dos mais árduos exercícios, mas tb dos mais compensadores, é tentar se livrar dessa bagagem, tentar perceber com tanta objetividade quanto possível, a tentativa de superação do outro. Sim, pq cada um está a todo instante tentando superar alguma coisa. Dessa objetividade, que beira o altruísmo, depende a saúde de toda relação entre duas pessoas, qualquer que seja sua natureza.

    ResponderExcluir
  2. Como já falei pra você... lindo post... me encantam sua grande sensibilidade e grande vontade de viver...mesmo que seja vivendo e superando diversos episódios :)
    Abraço forte mana lina!

    ResponderExcluir
  3. Engraçado logo eu ser a pessoa a dizer isso... Acredito que nossa bagagem está relacionada diretamente com as experiências que vivemos e que, de certa forma estão relacionadas com nossa IDADE e com o rumo que tomamos em nossas vidas... Quanto mais vivemos e passamos por mais experiências, vamos acumulando algum tipo de conhecimento que faz com que não sejamos mais os mesmos e nos posicionemos diferente em situações que outrora não nos incomodaríamos. A superação está dentro de nós mesmos.

    ResponderExcluir
  4. Berninhaaaaaaaaaaa....
    Adoroooooooooo ler seu posts...fonte de inspiração...quero ser como você quando eu crescer....hahahahahah...
    O melhor esse post que achei vou a frase: "lágrimas lavando a minha alma!". E esse termo é bem melhor do que a palavra chorar...hahahahahha!!!!Termo aceito!!!Não vou mais falar que estou chorano, vou falar que estou lavano minha alma!!!hahahahahha...Saudade de tu.... Beijos enormes e sucesso sempreeeeeeeeeeeee!!!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post, como já comentaram. ;-)

    Acho que superação é quando há uma série de dificuldades em torno de algo. Mas, ainda assim, uma enorme força de vontade nos leva a conseguir chegar lá.

    Essa noção de "dificuldade" varia de acordo com a pessoa e tudo que a caracteriza, creio eu. O que representa um grande desafio para um, pode não ser para outro. É a velha história: "cada um sabe onde seu calo aperta".

    Momentos que exijam superação podem nos levar a ver que podemos ir além do que imaginamos. Ou então podem simplemesmente mostrar nossos limites. Limites estes que podem mudar com o tempo, novas experiência e situações. Com nossa bagagem, como vcs bem disseram.

    Beijoss

    ResponderExcluir