quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Por que eu não fiz logo isso?

Ufa... finalmente consegui concluir um monte de coisas que estavam pendentes na minha To do list! Algumas delas eu fui adiando, adiando e adiando... até que já não tinha mais como adiar... daí eu fui fazer! Em alguns casos, tenho percebido que eu não precisava ter adiado tanto, que aquilo poderia ter sido feito em apenas alguns minutos e não me daria tanto trabalho quanto eu imaginava! Porém, ao invés de fazer logo, eu fiquei adiando e carregando essa tarefa comigo dia após dia na lista de coisas a fazer que eu mantenho na minha cabeça. Cada vez que isso acontece, então eu digo para mim mesma: "Poxa, por que eu não fiz logo isso?" e então, em seguida, me pergunto: "Por que será que as vezes é tão difícil realizar ou concluir algo dentro dos prazos previstos? Por que certas coisas são feitas no limite do tempo e da capacidade produtiva?". Bom, eu ainda não tenho as respostas para estas perguntas, mas vou continuar refletindo... quem sabe um dia eu consigo entender! Enquanto isso, vou apenas mantendo na minha memória essa sensação de que se eu posso fazer agora então eu vou fazer. Isso vale para pequenas coisas, como responder um email, ou para coisas maiores, como começar a escrever aquele artigo que não me sai da cabeça e que eu quero tanto mandar para aquela conferência. Sei que mudar certos padrões não é uma tarefa fácil, mas se eu tentar fortemente acho que sou capaz de conseguir! Uma das minhas grandes vitórias com relação à mudança de um padrão é o fato de que hoje em dia eu sou bem mais pontual do que antes! Eu percebi o quanto me incomodava chegar atrasada e ter que ficar me desculpando. Percebi também que isso poderia ser facilmente evitado se eu organizasse melhor o meu tempo e não me metesse a fazer um monte de coisas na mesma hora! E assim eu tenho feito... E assim vou fazer com os compromissos assumidos. Não quero mais ficar me desculpando por não ter cumprido prazos e nem quero mais ficar agoniada porque deixei para fazer algo em cima da hora! Para isso vou estabelecer prioridades, dizer "não" de vez em quando e, principalmente, vou deixar de "querer abarcar o mundo com as pernas"... afinal de contas, esse mundo é grande demais!

6 comentários:

  1. Maninha....
    Um fato é: você está bem mais organizada mas principalmente mais pontual...isso é bem perceptível ;)
    Continue estabelecendo metas a curto, médio e longo prazo e se esforce para alcançá-las sem agonia ou sem cobranças em demasias! Apenas faça!

    Forte braço!!!!
    tchuacsssssss

    ResponderExcluir
  2. - Por que eu não fiz logo isso?
    - Porque você é humana, talvez?? Hehehehe.

    Ontem consegui fazer várias coisas da minha to-do-list, por coincidência... E nossa.. Como a gente tira um peso das costas, pois muitos itens da lista são coisas simples, mas que vão ficando empilhadas e atormentando o nosso juízo... ;)

    Mas é que tem dias que a gente não consegue "tickar" todos os itens da lista... Tem dias que a gente nem quer ter lista... Ué... Somos gente de carne e osso. Então, a gente esquece que tem listas e obrigações e só pensa em relaxar um pouco... Mas tem dias que a gente acorda e sai resolvendo um item após o outro, né? Nesse dias a gente acorda pilhado e vai resolvendo tudoooo..

    Devemos ser menos rigorosos conosco de vez em quando... Claro que devemos evitar acumular coisas na lista que depois só irão nos trazer mal-estar e preocupações, enquanto não forem resolvidas.

    Mas, sabe de uma coisa: trate de ser menos rigorosa consigo mesma... É o que tento fazer comigo, por isso sei que não é nada fácil!!!! Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Essa pergunta já martelou a minha cabeça também.
    Sobre isso, eu já ouvi que é importante estabelecer conscientemente prioridades e aprender a dizer não.

    Estabelecer conscientemente prioridades foi um termo que eu achei interessante...porque a gente está sempre estabelecendo prioridades, mesmo que de maneira inconsciente.Quando a gente decide fazer algo, estamos determinando o que é mais importante naquele momento, pois não dá pra fazer tudo ao mesmo tempo, como você disse. E ter consciência da ordem que estamos estabelecendo faz diferença.

    Outra coisa que tenho visto é a necessidade de balancear o tempo de pensar/planejar com a execução em si. Algumas vezes, se cobrar menos...

    Acho que há várias respostas pra pergunta do post...

    Hoje, por exemplo, eu vejo claramente que disciplina e organização são importantíssimos, toda gerência de tempo e recursos passa por isso. Senão, o que acaba acontecendo é que a gente começa a fazer as coisas no limite. Às vezes, a ter que contar com fatores que nem sempre estarão ao nosso alcance. E isso pode ser muito desgastante pra gente e para quem está ao redor.

    Mas, claro...ninguém é uma máquina. Então, vai ter uns dias que a gente não vai ter mesmo saco. Que a To Do List vai ficar pendente. Mas serão casos isolados e não padrões...

    Não é fácil, eu bem sei...Mas um dia se chega lá.

    Beijos!

    ResponderExcluir