sexta-feira, 25 de maio de 2012

Ciclos

O período de chuvas começou mais uma vez aqui em Recife. Talvez esse ano tenha começado um pouco mais tarde do que no ano passado, mas as chuvas chegaram marcando o início de um novo ciclo e o término de outro. Assim como é o clima é a minha vida (ou a vida de cada um de nós). Sou verdadeiramente mulher, que a cada mês vive um ciclo! Em apenas 28 dias posso ser muitas criaturas em apenas uma... quem me conhece bem sabe do que estou falando. É interessante como alguns ciclos começam e terminam involuntariamente, enquanto outros, de certa forma, são provocados pelas escolhas que fazemos ou pela simplesmente necessidade de mudar. Um ciclo bastante "clássico" na minha vida é o da mudança! Primeiro vem a fase da inquietação, que desperta a necessidade da mudança, em seguida vem a fase da busca, onde são definidas as escolhas. Então vem a fase da dúvida, talvez a mais angustiante de todas, pois é preciso definir qual a "melhor escolha". Uma vez que a escolha é feita, então vem a fase do medo do novo e da incerteza da escolha certa. Em seguida, chega a fase da adaptação, onde as coisas vão encontrando seu lugar e, finalmente, vem a fase da acomodação, onde as coisas ficam quietas no seu lugar.  Muitas pessoas evitam mudanças e podem ficar na fase da acomodação por muito tempo, algumas vezes para sempre. Eu não sou assim! Já me questionei muito por não ser assim e até briguei comigo por ser tão inquieta! Talvez, por um lado, a vida dos inquietos seja mais difícil, ora porque é preciso enfrentar a angústia da escolha ora pelo medo do novo, porém, por outro lado, acho que vivo de forma mais intensa, pois sou capaz de tirar proveito das tantas oportunidades que a vida me oferece. E assim como são os ciclos da chuva são os ciclos da minha vida... alguns mais longos do que os outros... alguns mais frequentes... alguns fáceis outros nem tanto! E assim sou eu, uma mulher de ciclos...  uma mulher de fases, como aquela da música dos Raimundos... simplesmente complicada e perfeitinha!

2 comentários:

  1. ooooooowwwwwwwww
    Complicada e perfeitinha!!!
    todos nós temos esse lado de adaptação à mudanças... não são fáceis na maioria das vezes, mas em algum momento nós conseguimos lidar com todas as dúvidas que elas nos trazem!!!
    e embora a chuva, na maioria das vezes, cause caos, ela vem como tempo de renovação, "aguando" nosso terreno seco e improdutivo, para darmos excelentes frutos!!!

    beijosssss!!!

    ResponderExcluir
  2. Lembro que eu sempre falava pro meu avô, que faleceu quando eu tinha 8 anos, que eu queria viajar muito, conhecer o mundo - talvez o aquariano em mim tentando emergir. Ele me dizia "Meu filho, pedra que muito roda não cria musgo", e eu perguntava "Mas quem é que quer criar musgo, vô"... :)
    Os ciclos, as mudanças são inevitáveis. Quem resiste a essa verdade universal só se machuca. Tiremos proveito dos ciclos, das mudanças, e mais ainda das poucas coisas que SÃO - em contraste com as que ESTÃO ;)

    ResponderExcluir