sábado, 23 de outubro de 2010

Um par de luvas para a Berninha


Hoje fui ao centro de Manchester para dar uma volta no shopping! Sai de casa com a intenção de comprar um par de luvas que eu estou namorando já faz um bom tempo. Para ser mais exata, estou de olho nestas luvas desde 2008. Hoje eu resolvi que iria comprá-las! Colocando desta forma, pode até parecer que é um par de luvas muito caro, mas não é... custa apenas 10 libras (aprox. R$28,00). Também não é um par de luvas excepcional que me deixará muito aquecida no inverno... é apenas um par de luvas pelo qual me encantei. Há dois anos atrás eu estive na Europa e quis comprar as luvas, mas naquela época eu não comprei porque alguém me disse que eu não precisaria delas quando estivesse no Brasil e que seria bobagem gastar dinheiro com isso. Naquela ocasião fiquei me sentindo frustrada porque queria as luvas, tinha o dinheiro para comprá-las e não comprei porque alguém disse que o meu desejo era uma bobagem! Hoje eu olho para trás e acho que não permitiria que isso acontecesse novamente. Não que eu seja "compulsiva por compras", mas acredito que mereço satisfazer meus pequenos desejos! Na hora em que faço isso, sinto que estou agradando a Berninha que mora dentro de mim... aquela menininha que por muitas vezes desejou e não pode ter. Seja um desejo material ou sentimental, se eu puder satisfazê-lo então eu o farei. Dessa forma, sinto que estou cuidando da menininha que ainda vive dentro de mim, que como toda criança adora ser mimada e presenteada, não é?! E você... o que gostaria de dar de presente para a sua criança ???

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Saudade...

Por mais que esteja tudo bem e que tudo esteja dando certo é inevitável não sentir saudades! Quando estamos longe de quem amamos, daqueles que nos conhecem através de um olhar ou até mesmo de um simples "oi..", as vezes fica difícil segurar aquela lágrima que a gente não quer que apareça! Fica difícil não sentir falta de um abraço apertado e de um beijo estalado... Fica difícil não sentir saudades das conversas com olho no olho, das gargalhadas e do colo amigo nas horas difíceis! Como isso tudo faz falta... Esta semana assisti um filme, intitulado "Into the Wild", que conta a história de um rapaz que resolve abandonar tudo para viver sozinho no meio da natureza. Após um período isolado do mundo, ele acaba se dando conta de que a "Felicidade só é de verdade quando é compartilhada!". Eu acredito nisso e por isso procuro compartilhar meus momentos de alegria com aqueles que amo! O simples fato de conseguir montar uma cadeira, de participar de um meeting, de fazer compras ou de finalmente ter minha conexão de internet são momentos felizes para mim e que eu tenho compartilhado com as pessoas que eu mais amo... minha família e meus grandes amigos! Hoje meu coração está apertado porque estou longe de vocês, mas ao mesmo tempo me sinto abençoada por sentir saudades de pessoas tão especiais!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

X SBBD - Recife, PE

Depois de uma semana sem colocar nenhum post novo, hoje eu acordei com a "cabeça cheia de palavras". Na realidade, nos últimos dias eu estive muito pensativa! Na última segunda-feira (05/10) começou o XXV SBBD, em Belo Horizonte, e este fato me fez refletir bastante. Em 2009, eu fui a responsável pela organização do XXIV SBBD, que aconteceu em Fortaleza e também teve início no dia 05 de Outubro. No ano passado eu era uma das protagonistas... uma das grandes responsáveis pelo show. Este ano eu fiquei apenas como mera espectadora, que acompanhava a distância (thanks Danusa!) os acontecimentos em BH! Também recordei o meu primeiro SBBD, quando era apenas uma aluna cheia de sonhos e expectativas por tudo que estava por vir com a conclusão do curso de graduação. Muita coisa aconteceu desde aquele X SBBD realizado na UFPE! Isso mesmo... minha história com o SBBD começou lá em Recife! Muitos podem achar que eu sou uma "boba sentimental" (eu mesma acho isso), mas fico emocionada quando recordo tudo que aconteceu: o início da minha vida acadêmica, as vitórias, as lições aprendidas e o espaço conquistado! Enfim, eu olho para trás e vejo como aquela aluna de graduação que participou do X SBBD amadureceu! Mas, ao mesmo tempo, eu ainda me sinto como ela, cheia de sonhos e expectativas por tudo que está por vir com a conclusão do pós-doc e o início de uma nova vida em Recife... agora não mais como aluna e sim, coincidência ou não, como professora da UFPE!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

"It is better to be wrong than to be vague!"

Acabei de chegar de mais um meeting com o Alvaro e mais uma vez voltei bem satisfeita. Dessa vez não foi porque me senti orgulhosa de estar lá, mas porque percebi claramente a oportunidade que tenho de aprender e amadurecer como pesquisadora e como pessoa. Eu procuro ficar atenta durante o meeting para não deixar escapar nada, nem do conteúdo da reunião, nem da conversa em inglês e, principalmente, das pequenas lições. Uma das lições que aprendi hoje foi:"It is better to be wrong than to be vague, Freeman Dyson", cuja tradução seria: "É melhor estar errado do que ser impreciso". Acredito que esta idéia pode ser aplicada tanto na pesquisa quanto no nosso dia a dia. Muitas vezes somos vagos com aquilo que dizemos porque temos medo de errar, mas, dessa forma, acabamos nos omitindo e não chegamos a lugar algum. Quando somos mais precisos, mesmo estando incorretos, temos a oportunidade de aprender que aquele não é o caminho correto e podemos seguir por um outro caminho alternativo. Acho que fazer pesquisa é isso... trilhar um ou mais caminhos diferentes até chegar a uma solução que seja "viável" mesmo que não seja a solução "ótima". E viver também é isso??? Trilhar caminhos diferentes até chegar a uma solução "viável" mesmo que não seja a solução "ótima"? A princípio eu diria que sim! Porém, é preciso ficar atento as soluções viáveis, porque, muitas vezes, elas podem ser simplesmente as soluções mais cômodas, mas nem sempre são aquelas que nos trazem maior felicidade.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Hoje eu gosto de...

usar minhas sapatilhas vermelhas
sentir o sol no rosto
não ter hora para acordar
dormir a noite toda
vestir meu pijama e ficar aquecida embaixo do cobertor
pegar minha mochila e sair para a universidade
trocar confidências com meus best friends
simplesmente escutar a voz da minha mãe ao telefone
abrir minha caixa postal e ver uma msg do meu pai
ficar quietinha assistindo filme deitada no sofá da minha sala
ficar horas no chat com minha maninha
almoçar com a Chenjuan e seus amigos
tomar chocolate quente quando está muito frio
usar meu mac
escrever no meu blog
viver e sentir a vida

E você? Hoje você gosta de...


sábado, 25 de setembro de 2010

Carne com batatas... Será?!


O dia amanheceu com um lindo sol! Apesar de não ter dormido muito bem, acordei bastante disposta! Resolvi que hoje eu iria curtir o meu ap e me curtir. De vez em quando eu preciso fazer umas paradinhas estratégicas para recuperar o "meu centro". Depois de arrumar e limpar o ap, eu tomei um ótimo banho e fui andar pelas ruas de Didsbury. Acabei parando em frente a biblioteca, onde estava acontecendo a abertura do Festival de Artes. Achei tudo muito fofo e fiquei lá assistindo a um show de humor. Todos sabem que eu sou muito "fraca pra rir", então o "besteirol ingênuo" dos dois ingleses foi suficiente para eu dar boas gargalhadas. E como foi bom... rir de coisas bobas e ver que a vida pode ser bem mais simples do que muitas vezes eu imagino quando acordo de madrugada e não consigo dormir! Depois fui ao super-mercado, onde comprei, entre outras coisas, carne e batatas. Mais tarde irei cozinhar para mim! Vou me deixar envolver por esse momento que estou vivendo, onde tenho descoberto que a felicidade geralmente está presente em coisas simples, como andar pela rua sentindo um friozinho gostoso enquanto o sol ilumina o meu rosto ou até mesmo preparar carne com batatas... Será?! Depois eu conto!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Thanks Dad!


Hoje o dia foi muito bom! Novamente consegui ter uma boa noite de sono e, apesar da preguiça matinal, sai de casa "lépida e fagueira" para ir a universidade! Após 30 minutos no ônibus cheguei ao Kilburn Building na Oxford Road. Nos ultimos dias eu tenho lido alguns artigos na tentativa de delinear melhor o trabalho que irei desenvolver e tenho quebrado a cabeça na tentativa de encontrar um problema e propor uma solução.... Isso realmente me lembra os tempos em que eu era aluna de doutorado! É engraçado como as vezes precisamos dar um passo para trás para depois seguir em frente. Nesse momento, acho que é isso que está acontecendo... Eu preciso voltar um pouco no tempo e retomar as minhas origens na pesquisa! Esse é um momento importante para mim, onde terei a oportunidade de me concentrar e me organizar como pesquisadora! Simmmm.... hoje tive um novo "meeting" com o Alvaro e o Norman, outro professor "fera" daqui do grupo. E foi muito bom!!!! Eu sai da universidade muito feliz e, mais uma vez, orgulhosa de mim mesma! Foi muito legal estar lá com aqueles "caras" que são feras e ter a oportunidade de mostrar o que eu sei... consegui desenrolar o Inglês e até gostei de estar lá ;) Voltei para casa com a sensação de dever cumprido e como se estivesse vivendo um sonho... eu sempre quis ter a oportunidade de trabalhar em um grupo forte (fora do Brasil) e acho que agora estou vivendo isso! Hoje eu lembrei quando eu era mais nova e meu pai sempre me falava da importância de falar Inglês, de estudar muito, de fazer um doutorado... Enquanto estava naquela sala de reuniões conversando em Inglês e mostrando o que eu aprendi ao longo desses anos de estudo e pesquisa, eu lembrei muito do meu pai... um grande incentivador... um vedadeiro "coach"! Na época em que ele falava eu não dava muita atenção e achava que não precisava de tanto, mas mesmo assim eu acabei seguindo os conselhos dele e hoje estou aqui... feliz da vida fazendo pós-doc na University of Manchester! Thanks Dad for everything!!!

PS: minha mãe querida, nao fique com ciúmes!!! Você sabe que é tudo para mim: minha grande amiga, companheira e, acima de tudo, meu anjo da guarda que sempre me acompanha e me protege... sem você na minha vida eu não estaria aqui!