sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Princípios, valores e insônia!

Depois de uma boa leva de noites bem dormidas, de ontem para hoje tive uma noite bem difícil. Fazia muito tempo que eu não tinha a sensação de ter tirado apenas alguns poucos cochilos durante a noite. Hoje, antes das seis da manhã, eu já estava de pé e sem um pingo de sono. Então às 6:15 levantei e às 7:15 já estava de saída para a Universidade. No caminho vim pensando nos vários motivos que me levaram a esta noite em claro. O principal deles, sem dúvida alguma, são os ecos de algumas conversas que eu tive nessa semana que passou. Conversas que acabaram por tirar meu sono... literalmente! Conversas sobre trabalho, expectativas, reconhecimento, competitividade e justiça. No final das contas acho que tudo pode ser resumido em duas palavras: princípios e valores! Eu tenho me questionado sobre os princípios e valores da minha profissão, uma vez que o reconhecimento nem sempre é justo ou merecido. Quem me conhece mais de perto sabe que os anos que sucederam o término do meu doutorado não foram fáceis e hoje, após oito anos, eu ainda venho colhendo os frutos desse período difícil, ou melhor, não venho colhendo os frutos que gostaria. Isso acontece porque ainda não tenho o devido "valor" para boa parte da comunidade científica, que hoje se resume a publicação em periódicos! E isso pode ser doloroso, muito doloroso... principalmente para alguém como eu, que às vezes tem dificuldade em colocar a mulher no comando e deixa a criança assustada tomar conta de uma situação que não está a altura dela.  A questão está, porém, em saber quais os valores que realmente importam! O que realmente é relevante para mim? O que realmente me faz feliz?  Além disso, preciso aprender a lidar com valores e princípios distorcidos sem deixar me abater ou influenciar por eles. No fundo, acredito que seja uma questão de sobrevivência, onde eu devo fazer a minha parte, tentando, sempre que possível, respeitar meus limites e persistir nos meus ideais! Assim, acredito que, mais cedo ou mais tarde, os frutos virão... e serão doces e tenros, pois foram cultivados com sinceridade, compreensão e paciência!

4 comentários:

  1. Paciência é algo bem difícil de manter, mas eu começo a ver, pelo seu exemplo, que vale a pena se esforçar para consegui-la....
    Os frutos estão chegando maninha e você está sendo reconhecida e colocada no lugar que deveria estar há uns 4 anos atrás... mas nunca é tarde!
    Continue com toda essa perseverança e esforço, pois você tem muito que conquistar ainda ;-)

    ResponderExcluir
  2. Conversar sobre trabalho, expectativas, reconhecimento, competitividade e justiça são assuntos pra tirar a noite de sono de qualquer pessoa... Eu bem sei o que é isso... Tenho visto que nem sempre a justiça e o reconhecimento chegam para os que realmente merecem, até mesmo após 15, 20, 30 anos de trabalho... Muitas vezes, os reconhecidos são aqueles que estão em um "determinado lado" ou em "determinadas posições". O que nos resta fazer, uma vez que temos nossos princípios e que não vamos nos bandear pro lado negro da força, ou vender as nossas almas? Fazer a nossa parte, como vc falou, aliando-nos a pessoas que pensam e agem como achamos que é correto, e valorizando estas pessoas e sentimentos... Esquecendo (sei que é difícil) ou tentando não lembrar/pensar nas pessoas e sentimentos que nos são nocivos... Não é fácil, eu sei. Dói muito, eu sei... Mas tudo isso faz parte de nosso crescimento, como pessoas e profissionais. Um grande beijo...

    ResponderExcluir
  3. Alguém me ensinou que nada na vida se perde =)
    Seus bons frutos chegarão em breve e muita gente vai ter inveja desse pomar ^^
    Bjaum e bom fds!
    =*

    ResponderExcluir
  4. Assuntos delicados mesmo. No trabalho, cada ramo tem sua forma de "medir o valor" do profissional... Medidas que nem sempre são justas. Se na academia são as publicações em periódicos, no mercado a dinâmica é outra. O fato é que ninguém vai estar livre de avaliações e comparações que, infelizmente, podem ser injustas. Então, nos resta saber como lidar com isso. Eu acho que a gente tem que respeitar nossos princípios, ter a consciência tranquila e saber o que a gente quer. Vai encontrar gente escrota no caminho? Vai... Mas vai encontrar também gente que nos faz ter vontade de seguir em frente. Motivações e decepções... é saber qual vai ter impacto maior.
    Uns dias atrás eu vi uma entrevista tudo a ver com este assunto...A moral da história foi: pare de se comparar com A ou B. Você está disposto? Então mantenha seus pés no chão e se importe mais com o que você vive no seu dia a dia.

    Bom... como já disseram aí, tudo isso faz parte do nosso crescimento. E, please, lembre que você é jovem, tem um monte de coisas pra fazer ainda... se é isso que vc quer, arregace as mangas e vá em frente! ;-)

    Beijo grande!

    ResponderExcluir